Por terem fibras, proteínas ou "enganarem' o cérebro, os alimentos abaixo ajudam a controlar a fome e não engordam:
Abacaxi: além de rica em vitaminas e sais minerais, a fruta tem muitas fibras. E toda fonte de fibras é ótima para combater a gula.
Peito de peru: além de proteína, tem um pouco de gordura que libera o hormônio colescistocinina, moderando o apetite. Ideal para a hora do lanche, não?
Folhas verdes: exigem mais da mastigação, processo indispensável para que o cérebro perceba quando o estômago já está satisfeito.
Suco de limão: seu teor azedo ameniza a vontade de comer doces.
Aveia: ao ser digerida, transforma-se numa espécie de gel que ocupa o estômago. Se misturada com iogurte, composto por proteínas, fará uma ótima combinação!
Banana: não pode ser consumida em exagero por ser calórica, mas o ferro, o potássio e o triptofano presentes nela diminuem a compulsão por comida.
Cenoura: sua textura firme leva mais tempo para ser mastigada, enviando ao cérebro um sinal de que é preciso comer mais.
Pão integral: sacia mais que o pão branco e equilibra os níveis de açúcar no sangue.
Abóbora: o grande número de fibras, comparado ao baixo número de calorias, faz toda a diferença a favor.
Maçã: a fibra preenche o estômago e causa a sensação de saciedade. Coma uma unidade da fruta 15 minutos antes das refeições.
Arroz integral: diferentemente do arroz branco, vem com uma fina casca que demora mais tempo para ser digerida.
Café: seu sabor forte satisfaz as papilas gustativas e ajuda na hora de dispensar a sobremesa.
Ovo e queijo branco: os dois são compostos por proteína, cujas moléculas demoram mais para serem absorvidas pelo sistema digestivo.
Farelo de trigo: experimente misturá-lo no arroz ou nas massas para reduzir os índices glicêmicos e, por tabela, não permitir que o apetite saia do controle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário